ENSINO DE GRAMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A SEMÂNTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

MÜLLER, ANA
PONTES

62,00

Estoque: 2

Embora os estudos sobre a semântica do português brasileiro tenham avançado muito nos últimos anos, trata-se de uma área ainda muito pouco explorada no âmbito do ensino de língua portuguesa. Este livro demonstra como os conhecimentos mais atuais sobr e a semântica da língua portuguesa podem ser traduzidos para o ensino de gramática na escola. O livro conta com a experiência acumulada de vários linguistas cujo percurso acadêmico consideramos bastante profícuo em direção à descrição e análise lingu ística em geral e, em particular, à descrição e análise semântica dos aspectos gramaticais do português brasileiro, como Ana Müller (USP), Ana Paula Quadros Gomes (UFRJ), Carolina Tomasi (USP), Fernanda Rosa (UFMG), Lara Frutos (Unioeste), Lidia Lima da Silva (UNILAB), Lucas Takeo Shimoda (USP), Luiz Fernando Ferreira (USP), Luciana Sanchez Mendes (UFF), Marcela Martins de Freitas Guedes (USP/SEDUC-SP), Nize Paraguassu Martins (UESPI), Rivanildo da Silva Borges (IFPI) e Roberlei Bertucci (UTFPR) . Além de discutir o status da semântica nos materiais didáticos, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Gramáticas Tradicionais, esta obra apresenta formas possíveis e instigantes de aplicação da Semântica Gramatical ao ensino, ajudando o le itor a perceber que lidar com esse modelo de análise linguística não é difícil e pode ser uma resposta a alguns anseios dos professores de língua portuguesa. Ao final dos capítulos que discutem aspectos gramaticais do português brasileiro, são aprese ntadas atividades de análise e reflexão linguística para que o leitor possa constatar possíveis aplicações da Semântica Gramatical ao ensino e o quanto sua utilização como fundamento teórico e metodológico pode ser produtiva.