BILINGUISMO E LEITURA - CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLINGUÍSTICA

LIMBERGER, BERNARDO KOLLING
PONTES

79,00

Estoque: 2

O impacto da leitura em diferentes perfis de falantes bilíngues, com diferentes graus de dominância linguística e provenientes de diversos contextos de aquisição, ainda é uma área pouco explorada. Apesar disso, observamos avanços significativos nos ú ltimos anos, tanto na didática das línguas quanto na psicolinguística (...). Da mesma forma, a pesquisa sobre as competências de leitura em adultos bilíngues tem proporcionado importantes contributos. (...) A interseção entre bilinguismo e competênci as de leitura, por meio da investigação empírica, oferece uma oportunidade única para desmistificar ideias persistentes sobre a aquisição de linguagem e a educação em contextos bilíngues, especialmente aqueles associados a fenômenos de migração, de r efúgio e a grupos étnicos em risco de exclusão. Compreender as implicações psicolinguísticas dos processos de leitura em várias línguas de um falante bilíngue representa, pois, um passo fundamental nesse empreendimento. Nesse contexto, o presente vol ume é como um convite para explorar temas tão diversificados e complexos como o papel da consistência ortográfica, a consciência metalinguística, estratégias adaptativas e cognitivas, questões de acessibilidade textual, práticas plurilíngues em progr amas de intercompreensão, a leitura compartilhada, a coativação linguística, as novas fronteiras abertas pela leitura bilíngue com o uso da tecnologia e a interpretação cognitiva de textos para tradução. A exploração desses tópicos revela a riqueza e a complexidade do universo da leitura em contextos bilíngues, proporcionando aos educadores, investigadores e agentes políticos a oportunidade de colaborar na exploração de todas as potencialidades do bilinguismo. Cristina Flores
Ao navegar no nosso site você declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade